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Instagram para empresas: tudo o que você precisa saber!

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos que foi criada em 2010 e comprada pelo Facebook em 2012 por US$ 1 bilhão. Com mais de 500 milhões de pessoas usando diariamente, a plataforma tem se destacado também para o uso comercial.

 

Entre posts, anúncios e stories, não faltam ferramentas poderosas de marketing no Instagram.

 

Confira neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre o uso desta plataforma de mídia social para aumentar as vendas em seu negócio.

 

Criando uma conta do Instagram para sua empresa

 

Embora possa ser visualizado em um desktop, o Instagram é basicamente um aplicativo para dispositivos móveis. Ao se inscrever com um perfil pessoal, você deverá converter o perfil da sua marca em uma conta comercial, onde poderá acessar análises e relatórios de suas publicações.

 

Para fazer isso, você precisará conectar a conta com a página do Facebook da sua empresa, seguindo as instruções no aplicativo na opção “Alternar para Perfil Comercial” em “Configurações”.

 

Uma vez que sua conta do Instagram é criada, você pode ir para a aba “Perfil” e editar ou adicionar seu nome, nome de usuário, foto de perfil, site e uma pequena biografia.

 

Adicionando fotos

 

O principal objetivo do Instagram é compartilhar fotos, que são adicionadas ao seu perfil e às linhas do tempo de seus seguidores. Para adicionar uma nova foto, toque no botão “Adicionar” (câmera) na parte inferior da tela. Você pode tirar uma nova foto, gravar um vídeo curto ou selecionar de sua galeria.

 

Em seguida, você será levado a uma tela com várias opções, incluindo os filtros do Instagram e um botão de edição. Depois de editar a foto ao seu gosto, clique em “Avançar”. Em seguida, você pode escrever uma legenda, adicionar um local, marcar pessoas e compartilhá-las em outras plataformas de mídia social. Você também tem a opção de desativar os comentários, na parte inferior da página, em “Configurações avançadas”.

 

Agora que você sabe como criar um perfil e postar fotos, veja como promover sua empresa no Instagram:

 

Use o Stories do Instagram

Os Stories do Instagram são fotos e vídeos que desaparecem 24 horas depois de postados. O Instagram fornece muitas ferramentas que facilitam a criação de stories atraentes e criativos.

 

As pequenas empresas podem aproveitar os stories do Instagram para comercializar seus produtos e serviços, levando suas mensagens para seguidores que, de outra forma, não verão postagens regulares do Instagram em seus feeds devido às últimas atualizações do algoritmo.

 

Você pode adicionar fotos normais, vídeos ao vivo, boomerangs (mini-vídeos que vão e voltam), texto básico, música e fotos focadas em sua história. Depois de gravar seu vídeo ou tirar uma foto, você pode adicionar adesivos, como sua localização, tags para outros usuários, gifs e hashtags para seu conteúdo.

 

Há também adesivos como pesquisas, perguntas e barras deslizantes que permitem a interação direta com seus usuários. Outra maneira de chamar a atenção para sua marca ou produto específico é com os Destaques dos Stories, que é como um rolo de destaque. Os destaques dos Stories estão no seu perfil acima da sua postagem e permanecem no seu perfil até que você os remova.

 

Use Vídeos ao Vivo

Além do Instagram Stories, os usuários podem capturar e transmitir vídeos ao vivo que desaparecem – como uma combinação entre o Facebook Live e o Snapchat. Você pode dar aos clientes uma visão ao vivo nos bastidores de aspectos interessantes do seu negócio, mostrar produtos ou responder perguntas ao vivo através dos comentários.

Quando o vídeo termina, ele permanece em seus stories por 24 horas. Se você quiser um vídeo que permaneça no seu feed do Instagram, você pode enviar vídeos que você tirou ou filmar diretamente através do aplicativo para postar. Se você optar por gravar ou enviar vídeos, ainda é possível adicionar filtros e alterar a capa. Você também tem a opção de incluir som.

 

Interaja com outros usuários do Instagram

 

Há muitas maneiras de interagir com outros usuários no Instagram. Por exemplo, você pode marcar outros usuários em suas fotos ou enviar mensagens para pessoas particulares.

  • Like:  like é uma maneira simples de se conectar com outros usuários. Para gostar de uma foto, toque duas vezes na imagem ou toque no botão de coração abaixo da postagem.
  • Comentando:  ao lado do botão like há um botão de comentário – basta tocar nele, e o aplicativo levará você para a página de comentários da foto, com uma caixa de texto na qual você pode digitar o que deseja dizer.
  • Mencionando:  como no Twitter, você pode usar o símbolo @ para marcar outros usuários em seus comentários no Instagram ou postar legendas.
  • Marcação: o Instagram permite que você adicione tags antes de postar uma imagem ou vídeo. Para fazer isso, toque em “Marcar pessoas” antes de compartilhar a sua foto e, em seguida, toque onde, na foto, você deseja adicionar uma marcação. O aplicativo solicita que você digite o nome da pessoa para pesquisar sua conta. Depois de marcar outros usuários em sua foto e compartilhar a imagem, outros usuários podem tocar na foto para ver as pessoas marcadas.
  • Mensagens diretas:  para acessar o Instagram Direct, vá até a página inicial e toque no botão no canto superior direito. Aqui, você pode enviar mensagens instantâneas privadas, fotos e vídeos para outros usuários. Para enviar uma nova mensagem direta (DM), toque no botão + no canto superior direito e selecione “Enviar foto ou vídeo” ou “Enviar mensagem”. Depois de enviar a mensagem, você e os destinatários podem enviar mensagens de um lado para outro. Os usuários que ainda não estão seguindo você serão perguntados se querem permitir que você envie fotos e vídeos para que eles possam ver sua DM.

 

Use hashtags

As hashtags são uma ótima maneira de ajudar outros usuários a encontrar seu conteúdo no Instagram. As hashtags podem incluir letras e números, mas não podem conter caracteres não numéricos. Por exemplo, #DiaDosPais funciona como uma hashtag, mas # Dia & Pais não.

 

Como os usuários podem pesquisar hashtags e clicar em hashtags que vêem em postagens no aplicativo, as hashtags relevantes podem ser uma ferramenta altamente eficaz para serem notadas. No entanto, verifique se você está usando as hashtags corretas para sua marca e não exagere.

 

Hashtags como #nofilter (uma foto que não foi muito editada com filtros), #selfie (uma foto sua) e #tbt ou #throwbackthursday (fotos antigas) são populares no Instagram, mas podem não funcionar para você ou sua marca. É uma boa ideia analisar outras marcas estabelecidas ou até usuários pessoais e blogueiros em seu setor para obter exemplos de quais hashtags usar.

 

O Instagram permite um máximo de 30 hashtags em um post ou comentário, mas muitos seriam excessivos. Quanto menos hashtags você puder usar para obter respostas de qualidade, melhor. Usar muitas hashtags populares pode gerar muitos likes de outros usuários, mas provavelmente não aumentará muito o seu acompanhamento, e as interações que você receber provavelmente não serão de pessoas interessadas na sua marca, mas sim daquelas que acabaram de ver e gostaram da sua imagem.

 

Depois de entender as hashtags, você pode expandir e experimentar para descobrir quais funcionam melhor para sua marca. Também é inteligente criar uma hashtag personalizada para sua empresa ou até mesmo um evento que você está realizando. Desta forma, os clientes podem acompanhar um evento, mesmo que não estejam presentes pessoalmente.

 

Anuncie no Instagram

 

Como em outros canais sociais, as empresas têm a opção de anunciar no Instagram. Existem três formatos para publicidade:

 

  • Anúncios de fotos:  parecem publicações de fotos comuns, mas têm um selo “Patrocinado” acima da foto. Eles também têm um botão “Saiba mais” no canto inferior direito abaixo da foto.
  • Anúncios em vídeo:  como os anúncios gráficos, eles parecem postagens comuns em vídeos, mas com um selo “Patrocinado” no topo.
  • Carrossel de anúncios:  esses anúncios parecem idênticos aos anúncios de fotos, mas apresentam várias fotos que os usuários podem percorrer.

 

Todos os três formatos de anúncios aparecem nos feeds dos usuários. Esses anúncios suportam quatro objetivos: visualizações de vídeos, cliques no seu site, instalações de aplicativos para dispositivos móveis e reconhecimento em massa.

 

Ficou interessado em anunciar no Instagram, mas não sabe como? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

 

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