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Que as datas sazonais são grandes aliadas para aumentar vendas não é nenhum segredo, mas você sabia que, para se chegar a esse resultado existe todo um processo estratégico?

O fato de aproveitar a sazonalidade para alavancar as vendas exige todo um processo de pesquisa, planejamento e criação.

Grandes lojas, costumam, planejar todas as ações do ano, com muito tempo de antecedência, ou seja, enquanto uma ação está acontecendo, eles já sabem o que irão vender e como vender nas próximas ações do ano todo.

Mas afinal, como planejar todas essas ações com antecedência?

Quando aplicamos a palavra sazonalidade aos negócios, queremos nos referir às suas vendas que podem variar durante algumas épocas do ano, ou seja, há meses em que um produto ou serviço tem mais vendas e os períodos que elas são menores.

Sendo assim, é importante que você e seu setor de Marketing Digital possam identificar a sazonalidade das suas vendas.

Isso fará com que seja mais fácil aproveitar as oportunidades nos melhores meses durante o ano e se organizar para enfrentar os piores.

Na prática, podemos citar o seguinte exemplo:

Vamos supor que eu tenha uma loja online no nicho de roupas para cachorros, logo precisaremos de uma pesquisa para descobrir os melhores meses do ano para a venda.

Nessa pesquisa descobrimos que Maio, Junho e Julho são os meses com maior procura pelo meu produto, e isso tende a cair no final do ano com a chegada do Verão, porém também descobrimos que nos estados do sul onde o frio é maior, existem pequenos picos elevados durante todo o ano.

Agora que tenho dados significativos, eu planejo uma programação que alcance o ano todo, e começo a criar as campanhas de Maio, Junho e Julho para todos os estados do Brasil.

Após o inverno mantenho minhas campanhas ativas para os estados do Sul do Brasil, sendo assim não perco investimento e atinjo meu público alvo.

Exemplo E-commerce
Exemplo E-commerce

Entendeu a importância do conhecimento sobre a sazonalidade de um negócio, produto ou serviço?

Isso vale tanto para quem já é empreendedor, quanto para quem quer empreender ou comprar uma empresa.

Afinal, é um conhecimento considerado essencial para planejar a sua operação e o seu investimento.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a sazonalidade em si, está na hora de direcionar esse conceito para ações de marketing sazonal.

Porém, fazer uma campanha de marketing sazonal que seja eficiente é algo que envolve mais do que listar datas e períodos do ano.

É preciso realizar um bom trabalho em cima de cada uma delas, portanto é fundamental estabelecer um objetivo e um planejamento detalhado de cada passo para atingi-lo com eficiência.

Ainda em relação ao exemplo acima, para me tornar referência em roupas de cachorro, mantenho um blog ativo, crio conteúdo em vídeo sobre meu produto, e posto frequentemente fotos de cachorros utilizando meu produto no Instagram e no Facebook.

Outro ponto muito importante é o fato de preparar grandes ações anuais onde o frio é comum para todos os estados.

E começo a planejar minha Black Friday para o SUL onde será meu foco, crio ações como: “ O inverno está chegando”, “Prepare-se para o inverno” persuasões e gatilhos mentais, que ajudarão alavancar minhas vendas durante o ano todo.

Geralmente os empreendedores fazem uma análise muito rasa em relação a como isso pode ser trabalhado. Por exemplo, se tenho uma sorveteria, vou produzir mais no verão, pois é a época que mais vende.

Mas quem disse que o consumidor não pode querer tomar sorvete no inverno também?

Com uma análise mais profunda, é possível ter uma previsibilidade melhor em relação a isso e é nesse momento que o Marketing Sazonal pode ajudar. Planejar campanhas, promoções, fazer lançamentos que possam trazer o cliente em épocas em que há um histórico baixo de vendas.

Aumente suas vendas com o Marketing Sazonal
Aumente suas vendas com o Marketing Sazonal

Dessa maneira, é possível utilizá-lo como um forte aliado para se adaptar a realidade do negócio, vender mais o ano todo e criar estratégias que possam cumprir com todos os objetivo relacionados às vendas, por isso, crie o hábito de planejar antes, não tome iniciativas no mês do evento, pois para seu SEO é importante dominar tudo muito tempo antes.

Uma dica é levantar inscritos para suas campanhas com meses de antecedências, dessa forma ao chegar o “grande dia” você já terá um público quase formado, além disso, invista em seu site o ano todo, e não queira vender milhões no natal se você não planejou isso em Janeiro.

Agora que tal começar a montar o seu calendário Sazonal para 2018?

 

 

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